Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43546

Compartilhe esta página

Título: A formação dos professores de matemática e a inclusão escolar.
Autor(es): SILVA, Eliane Malheiro da
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino; Inclusão escolar; Professores – Formação; Professores de matemática
Data do documento: 2-Dez-2019
Citação: SILVA, Eliane Malheiro da. A formação dos professores de matemática e a inclusão escolar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo identificar as disciplinas que abordam a inclusão escolar e as práticas específicas sobre o ensino de Matemática aos alunos com necessidades educacionais especiais em cursos de licenciaturas de Matemática de Universidades Federais Brasileiras. Para isto, foi feito um levantamento de leis que tratam da inclusão e pareceres sobre a formação do professor de Matemática. Analisamos os sites das Universidades Federais ao longo das cinco regiões brasileiras e os seus documentos dos cursos. A disciplina que se destacou em todos os cursos foi a Língua Brasileira de Sinais e, mesmo com leis e documentos oficiais que orientam como deve ser organizado os cursos de licenciaturas no país, foi observado nos cursos analisados que as orientações estão distantes da realidade, que poucas disciplinas que tratam da inclusão estão presentes nos cursos de formação de professores e as disciplinas que estão, nem todas são obrigatórias, elas são eletivas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43546
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Eliane Malheiro da.pdf695,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons